03 de Agosto: Dia do Atirador Esportivo

quinta-feira, 03 de agosto de 2023

A data foi escolhida em homenagem à conquista marcante que ocorreu em 1920, quando o Brasil obteve sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, justamente na categoria de tiro esportivo.

A iniciativa, que visa celebrar a excelência esportiva e reconhecer os esforços dos atletas nacionais, traz à memória um momento emblemático na história olímpica brasileira. Foi em 3 de agosto de 1920, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, que o atirador Guilherme Paraense fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil em Jogos Olímpicos. Sua conquista na prova de Tiro Rápido de Pistola a 30 metros inaugurou uma trajetória de sucesso no tiro esportivo nacional.

Excelente filme indicado pelo Igor Vintem, vale a pena assistir.

Equipe Brasileira de Tiro Esportivo - Olimpíada da Bélgica - Antuerpia - 1920

Equipe brasileira de tiro esportivo — Foto: Reprodução (restaurada)
À frente, da esquerda para a direita: Hayes, Barão de Bayes, Afrânio e Demerval.
Atrás: Dário, Fernando, Mário, Guilherme e Sebastião. 

 

Na mesma competição, a equipe brasileira de tiro esportivo também alcançou notáveis feitos. Na categoria Pistola Livre 50 metros, os atiradores Afrânio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf fizeram história ao garantir a medalha de bronze para o Brasil, demonstrando a força coletiva e a dedicação desses atletas.

O comprometimento dos atiradores brasileiros não parou por aí. No decorrer dos Jogos Olímpicos daquele ano, a equipe continuou a brilhar, com o atirador Afrânio da Costa garantindo a medalha de prata na categoria Pistola Livre Individual de 50 metros, e a equipe repetindo o sucesso com uma medalha de prata na prova de Pistola Livre 50 metros e uma medalha de bronze na Pistola Livre por Equipe.

Que esta data inspire futuras gerações a perseguirem seus sonhos e a alcançarem novos patamares de excelência esportiva.

Para os entusiastas do esporte e para todos aqueles que apreciam a dedicação e a busca pela excelência, o Dia do Atirador Esportivo se torna um marco para celebrar a história e as conquistas dos atletas nacionais no cenário internacional do tiro esportivo. A data é também uma oportunidade para destacar o papel que o esporte desempenha na promoção da disciplina, da concentração e da determinação, valores fundamentais para o sucesso tanto dentro quanto fora das competições esportivas.

Neste Dia do Atirador Esportivo, é importante relembrar as realizações pioneiras que moldaram a trajetória do esporte no Brasil e honrar os atletas que, ao longo dos anos, continuam a elevar o nome do país por meio de suas conquistas e dedicação ao tiro esportivo.

Equipe Brasileira de Tiro Esportivo - Olimpíada da Bélgica - Antuerpia - 1920

Guilherme Paraense, o primeiro brasileiro medalhista de ouro — Foto: Comitê Olímpico do Brasil