NRA é sigla da National Rifle Association, que também dá nome às modalidades NRA I, NRA II e NRA Rápido.
O NRA põe à prova as habilidades do atleta em quatro posições de tiro: Em pé, ajoelhado, sentado e deitado. É uma competição em que os participantes devem seguir as mesmas regras de segurança, fiscalização e penalidades da IPSC.
NRA I, NRA II e NRA Rápido têm diferenças que parecem sutis à primeira vista, mas que representam habilidades distintas e podem ser observadas de forma independente.
O NRA I é praticado exclusivamente em provas de federações e clubes, enquanto que nas provas regionais e nacionais, a categoria NRA II é a obrigatória.
No NRA I as habilidades do atleta são verificadas nas seguintes situações:
No NRA II, nas seguintes situações:
E no NRA Rápido:
Em todas as provas de tiro prático a segurança é inegociável:
Munição e arma apenas se encontram quando ordenado pelo Range Officer (R.O.), o oficial de pista, dentro da área designada. Em cada pista atuam pelo menos dois R.O.s, responsáveis desde o teste das pistas até a segurança do competidor e de todos os presentes, dentro e fora das áreas de tiro.
Qualquer mínimo desvio das regras de segurança implicam, pelo menos, na desqualificação do competidor de toda a prova. Não há margem para erros, porque sofrem a intervenção imediata dos R.O.s que estão preparados para acompanhar os competidores lado a lado, em cada disparo, atuando em conjunto com seus pares, atentos a cada mínimo movimento, dentro e fora da pista.